DGBL - Alunos criam jogos para revisão de conceitos
- Karen Carvalho
- 21 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Não é novidade que por aqui somos super adeptos à Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. O Digital Game Based Learning (DGBL) é basicamente a utilização de jogos digitais sérios ou não como forma de apresentar ou reforçar determinado conteúdo ao estudante.
E já ficam aqui duas indicações de obras que podem te ajudar a compreender ainda mais sobre o assunto - ambas de Prensky, que é um dos maiores pesquisadores na área - "Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais" e "Não me Atrapalhe, Mãe - Eu estou aprendendo".
Voltando à prática de hoje, os jogos digitais podem ser uma boa forma para revisar conceitos. Atualmente, existem diversas plataformas "no code" que possibilitam criar nossos próprios jogos personalizados sem precisar entender de programação. Alguns exemplos são o Minecraft, Wordwall e Educaplay. Sua única preocupação é inserir o conteúdo que deseja (perguntas e respostas).
Hoje falaremos sobre o Wordwall, que nos permite criar diferentes tipos de jogos inserindo o conteúdo apenas uma vez. É uma ferramenta com licença do tipo Shareware, ou seja, com sua conta gratuita poderá criar cinco jogos. Ao exceder esse número, você poderá continuar usando os jogos já criados ou os que estão disponíveis na plataforma, mas não conseguirá criar novos.
Na atividade de hoje, quem criou os jogos foram os próprios alunos. Lembram da nossa aluna super especial de Ciência de Dados? Pois bem, ela criou seu próprio jogo para que os colegas pudessem testar seus conhecimentos.
A prática foi realizada pelo Prof. Wellington, na sua UC de Armazenamento, Manipulação e Transformação de Dados, com os alunos do Ensino Médio.
"Nossos alunos são jovens e adultos que estão completamente inseridos no mundo gamer, isso é parte da cultura deles. Trazer esse mundo para dentro da sala de aula possibilita que eles realmente se envolvam com o conteúdo para que possam criar seus próprios jogos, e trocar entre os colegas para desafiá-los, e desta forma, contribuir para sua aprendizagem de forma significativa." Prof. Wellington Andrade.
E como sabemos que você está doido(a) para saber o resultado, segue alguns links para que você possa se divertir e aprender um pouco sobre o mundo da tecnologia:
E aí, curtiu essa atividade?
Então compartilha com seus colegas!
Até a próxima.
Commentaires