top of page

Dia da Informática: por que comemoramos essa data?

Hoje, comemoramos o Dia da Informática, mas por que nessa data?


No dia 15 de agosto de 1946, o primeiro computador eletrônico da história foi apresentado ao mundo.


O ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer) foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, pelo exército norte-americano com o objetivo de realizar cálculos de balística.


Porém, ele não era um pc gamer ou algo do tipo como conhecemos atualmente. Era uma máquina gigantesca que ocupava uma área com cerca de 150m² e pesava 30 toneladas., composto de 70 mil resistores e 17.468 válvulas a vácuo. Seu poder de processamento era de 5.000 operações por segundo, o que é equivalente a uma calculadora de bolso, afinal, seu objetivo era exclusivamente o de realizar cálculos. Ele realizava apenas uma operação por vez, ou seja, caso quisesse fazer algo além de somar, seria necessário reconfigurar toda a máquina.



Para que essa estrutura gigantesca funcionasse, era necessária a presença de uma equipe, onde cada um tinha uma função, como realizar a manutenção e troca dos componentes eletrônicos, que queimavam com muita frequência devido a energia consumida, e em consequência o calor gerado pela máquina; uma equipe para configurar os cálculos que seriam realizados, e outra para receber e interpretar os resultados obtidos, pois como ainda não existiam impressoras ou telas e sistemas operacionais que resultassem resultados gráficos, eram utilizados cartões perfurados.


Cartões perfurados. Fonte: https://www.kramersonline.de/edv-ende-der-vernunft/

Antes do ENIAC, os cálculos eram realizados por um grupo de matemáticos responsável por interpretar tabelas e realizar os cálculos à mão e com auxílio de calculadoras. Seis pessoas desse grupo foram convidadas a desenvolver um software que realizasse todo esse trabalho até então manual.


Porém, em toda essa incrível história, essa equipe fundamental foi completamente ignorada por muitos anos, isso por se tratar de um grupo de mulheres. Apenas décadas depois de seu lançamento, Frances Bilas, Jean Jennings, Ruth Lichterman, Kathleen McNulty, Betty Synder e Marlyn Wescoff receberam o devido reconhecimento.


Elas se tornaram as primeiras pessoas a desenvolver e implementar um software em um computador, foram as primeiras pessoas a darem aulas de computação e autoras de diversas obras sobre a área.



Portanto, hoje temos sim muito a celebrar e agradecer às Garotas do ENIAC, afinal, foram elas que iniciaram tudo isso que temos hoje em nossas mãos.


Garotas do ENIAC. Fonte: https://eradeultron.blogspot.com/2018/06/as-garotas-do-eniac-as-mulheres.html#:~:text=As%20garotas%20do%20ENIAC.%20As%20mulheres%20apagadas%20na,enorme%2C%20uma%20m%C3%A1quina%20com%2018.000%20v%C3%A1lvulas%20e%20

Thank you, Girls!

Comments


bottom of page