top of page

GEMINI, Copilot ou Chat GPT: Qual é a Melhor IA para professores?

GEMINI, COPILOT OU CHAT GPT?


Afinal, qual dessas IAs é a melhor?


Bom, vamos começar entendendo o que é a Inteligência Artificial e porque tanto se fala dela nesses últimos tempo!


De uma forma bem resumida, a inteligência artificial é um algoritmo, ou seja, um conjunto de comandos ou códigos em linguagem de máquina que aprendem com ele mesmo e com a interação com seus usuários.


Claro que na prática é muito mais complexo do que parece, pois envolve conceitos como o aprendizado de máquina, redes neurais, entre outros.


E ao contrário do que parece, ela não é algo tão recente, não!

Ela começou a ser desenvolvida lá na década de 40 a partir do conceito de redes neurais, e o termo inteligência artificial foi usado pela primeira vez em 1956.


Sua evolução teve grande notabilidade entre os anos 90 e 2000, em especial pelo desenvolvimento do aprendizado de máquina (algoritmos que fazem com que seja possível a máquina aprender a partir da interação e análise com ela mesma) e big data (que é o grande volume de dados).


Recentemente, em 2022 houve um grande boom com o lançamento do Chat GPT, pela empresa Open AI, que é um modelo de Inteligência Artificial Generativa, ou seja, um tipo de inteligência artificial que cria coisas. E em especial o ChatGPT, cria textos.


Logo em seguida foi lançado o GEMINI, da Google e o Copilot da Microsoft.

E você sabia que muito antes do Chat GPT você já usada a IA em seu dia a dia?

Alguns exemplos de IA pré chat são a Siri, da Apple, a Alexa da Amazon, o assistente Google que responde comandos de voz em seu celular Android. Além dos tradutores simultâneos existentes aí pela internet. As recomendações personalizadas de filmes da Netflix, Amazon Prime, e outros streamings, entre diversas outras aplicações principalmente na indústria.


Tá vendo como isso já estava mais presente na sua vida do que você pensava?


Mas vamos lá, o que esses três (o Gemini, Copilot e ChatGPT) tem em comum?

Todos são assistentes de inteligência artificial projetados para interagir com os usuários de maneira natural e útil. Eles processam a linguagem natural para fornecer respostas, ajudar com tarefas e facilitar a comunicação. Cada um tem suas próprias características e capacidades únicas, mas compartilham o objetivo comum de tornar a tecnologia mais acessível e interativa para as pessoas.


E quais as diferenças?


O ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, treinada em uma vasta quantidade de texto para entender e gerar linguagem natural de maneira convencional. Ele é capaz de responder perguntas, criar texto, e até mesmo desenvolver histórias.


O Copilot, criado pela Microsoft, é integrado no GitHub e auxilia desenvolvedores a escrever código mais rapidamente. Ele sugere linhas de código e até mesmo trechos completos, com base no que o usuário está escrevendo.


O Gemini é uma inteligência artificial que pode ser usada para vários propósitos, dependendo do design e do treinamento específicos. O nome "Gemini" pode se referir a diferentes aplicações de IA em diferentes contextos.


E aqui vale o alerta: não acredite 100% no que essas IAs Gen criam!

Como é um modelo que é treinado a partir da interação com os próprios usuários, ou seja, o sistema está aprendendo com você. Ele possui sim uma base de dados, porém, a partir das suas interações com ela, cada vez mais ela vai se aperfeiçoando.


E agora vem a polêmica: qual delas é melhor e qual delas eu utilizo?


Bem, eu não tenho uma preferida, cada hora eu uso uma, mas já digo que uso quase todo dia. Quando estou na escola, a que eu mais uso é o ChatGPT, o pq? Não sei tbm! Mas quando estou em casa, uso mais o Copilot, pois com uma das atualizações do Windows ela foi instalada no meu computador, e tá ali mais fácil!


A primeira dica que eu te dou é: saiba fazer a pergunta! Quanto mais detalhes você inserir, melhor será a resposta que receberá. Existem diversos modelos de PROMPTS (prompt é o texto que você escreve com a sua pergunta para a IA) e você pode pedir para ela mesma gerar modelos de prompts.


Mas vamos ao que interessa, como usar esse recurso para otimizar meu tempo em sala de aula.

Vou falar sobre a minha experiência, eu dou aulas de diversos componentes curriculares técnicos nos cursos de Ciência de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, componentes que vão da programação de sistemas à gestão de equipes e projetos. Para os mais técnicos e que preciso ser um pouco mais tradicional, uso muito para gerar listas de exercício. Obviamente não me limito ao que a IA me retorna, pego muitas referências em livros, mas quando estou com pressa ou quero mudar enunciados, ou tem um modelo de questão que eu gostei e preciso de mais questões semelhantes, é à IA que eu recorro.

Então eu pego o modelo de questão que eu quero que ela use como referência e insiro um prompt semelhante a esse:


A partir da questão a seguir, elabore uma nova questão inserindo um texto ao enunciado, adicionando 5 alternativas, sendo somente uma correta. (colo a questão modelo)


Ou então, como uso isso muito para os componentes de programação, eu insiro o prompt:


A partir do seguinte código (colo o código) elabore uma lista com 5 questões para análise.


A segunda forma para a qual eu uso a IA Gen, é para melhorar o enunciado de questões, e aí não precisa nem ser ChatGPT, Gemini ou Copilot, ta! Se você usa o Microsoft Teams, vale a pena assistir esse vídeo para descobrir a magia da IA!



E a terceira dica que eu te dou é criação de estudos de caso. Tenho alguns componentes de gestão, como metodologias ágeis e storytelling com dados, onde tenho muita dificuldade para elaboração de atividades que simulem algo, mas sem precisar criar um projeto, estudos de caso mesmo. E os chats são ótimos para isso. Eu insiro o seguinte PROMPT:


Crie um estudo de caso sobre o assunto x para que seja possível analisar tal coisa.


E aí ele gera lindamente um estudo de caso fictício o que possibilita maior facilidade na compreensão de alguns conceitos muito teóricos.


Mas e você? Como tem usado a IA Generativa ao seu favor?

Conta aí nos comentários, para que outros professores também possam se inspirar na sua prática, e vice-versa! 

 

 
 
 

Comentários


bottom of page