Interação em sala aula: como a tecnologia pode te ajudar nesse processo
- Karen Carvalho
- 15 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
A interação é um fator primordial para a aprendizagem seja ela de crianças, jovens ou adultos. Gosto de planejar aulas e interações com meu público me imaginando na plateia na posição de aluno, eu conseguiria aprender? Gostaria de realmente estar ali presente?
Durante o ensino remoto, tive minha primeira experiência como professora universitária, foi um grande desafio, mas um momento que me marcou muito, pois além de ser algo que almejei por muito tempo, não imaginava o quão tocada eu ficaria. Via ali pessoas muito simples, em grande parte pessoas com muito mais velhas que eu, trabalhadores da indústria que estavam presentes muito cansados por conta da natureza do seu serviço, mas que enxergavam com muita gratidão a oportunidade de poder estudar e muito esperançosos em poder melhorar a condição de vida da sua família.
Confesso que todas as vezes em que eu entrava naquelas turmas, me sentia com 21 anos de idade novamente entrando pela primeira vez em uma sala de aula como professora, com aquele frio na barriga, mas com um peso ainda maior nas costas, pois sentia que não podia em hipótese algum decepcioná-los. Tudo o que eu queria era dar o meu melhor para eles, promovendo novas experiências de aprendizagem.
Enquanto planejava as aulas, sempre ficava pensando em como eles reagiriam, se minha proposta faria sentido e o principal, se isso os motivaria e incentivaria a seguir com seus estudos. Usei diversas estratégias, e o que eles mais gostavam era Kahoot e Quizziz, os clássicos para engajar. E era muito gratificante receber mensagens via WhatsApp ao final das aulas com agradecimentos e elogios.
Uma das disciplinas que lecionei utilizava muito cálculo, e estávamos em um ambiente virtual, em plena pandemia. Uma ferramenta essencial nesse momento foi o Whiteboard. Eu acessa a reunião com meu computador e tablet simultaneamente, compartilhava a tela do tablet e desenvolvia os cálculos e explicava as fórmulas fazendo do tablet uma mesa digitalizadora. Na época, comprei uma caneta touch screen, a mais simples que tinha na loja, paguei R$35,00 e foi o que me salvou naquele momento. Isso possibilitou que os alunos pudessem acompanhar e ir tirando suas dúvidas a cada passo, permitindo explicar quantas vezes fosse necessário.
Pensando na importância desses momentos, separei três aplicativos que podem te ajudar a promover interação com seus alunos, seja em sua sala de aula física, virtual ou mista.
Microsoft Whiteboard

Como já relatei, esse é um app coringa, você pode utilizá-lo de diversas formas, seja como
uma mesa digitalizadora ou lousa digital criando esquemas ou desenhos para facilitar o entendimento de um conteúdo e compartilhando o arquivo com seus alunos ao final da aula; ou fazendo um brainstorm, onde todos acessam o mesmo quadro e inserem post its com suas ideias.
Flipgrid

O FlipGrid é uma espécie de rede social com conceitos de fórum de discussão por meio de vídeos. Nele, podemos participar dos Grids de outras pessoas, ou criar nossos próprios de forma privada, para que somente pessoas autorizadas possam participar.
Peça para seus alunos criarem vídeos curtos apresentando um conceito, crie um diário de bordo virtual ou participe de comunidades após realizar um passeio virtual. Deixe sua criatividade fluir.
Minecraft

É claro que nosso queridinho não poderia ficar de fora dessa lista! O Minecraft Education Edition é sem dúvidas o mais versátil dessa lista. Crie uma sala de aula totalmente virtual e imersiva explicando algum conceito por meio de um mundo criado por você, ou disponibilizado na comunidade. Peça para que seus alunos criem algo em um mundo em branco, ou crie atividades a partir de mundos prontos e dos challenges mensais. Existem infinitas formas de promover interação e colaboração com o Minecraft.
E aí, gostou das dicas?
Então compartilha com os seus colegas.
Quer receber mais conteúdo como esse diariamente em seu celular?
Então torne-se membro e baixe nosso app, é grátis!!
Comentários