O que são atividades desplugadas?
- Karen Carvalho
- 29 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2022
Não é de hoje que venho escrevendo por aqui que a programação está sendo considerada o novo inglês, e isso se deve a essa revolução tecnológica pela qual estamos passando.
Obviamente a programação ainda é um bicho de sete cabeças, e não é para menos! Quem aí aprendeu algo relacionado a algoritmos e desenvolvimento de software na faculdade de Pedagogia ou licenciatura?
Mas, estou aqui para descomplicar e desmistificar todas essas questões.
Bom, o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, da CIEB, estabelece o Pensamento Computacional como um dos três eixos a serem desenvolvidos durante a Educação Básica. Dentro dele, temos três competências: abstração, algoritmos e decomposição.
Mas calma, você não precisará se tornar nenhum Mark Zukerberg para dominar essas competências. Existem atividades plugadas e desplugadas que podem te ajudar.
O Pensamento Computacional nada mais é que analisar o mundo de uma forma mais lógica, tal qual um computador. Costumo dizer que o computador é burro, ele apenas executa o que mandamos, se não dermos os comandos certos nada acontecerá!
Clique aqui para ver diversos exemplos de atividades plugadas relacionadas ao pensamento computacional, ou seja, atividades que usam dispositivos eletrônicos.
Atividades desplugadas, são atividades off-line, nas quais trazemos os conceitos de computação para o mundo real. Ou seja, para trabalhar tecnologia, nem sempre será necessário ter dispositivos eletrônicos.
Um exemplo de atividade desplugada, é esse tabuleiro da Turma da Mônica. A atividade consiste em encontrar caminhos possíveis que levariam um personagem ao outro.

O tabuleiro acompanha uma tabela indicando quais personagens você precisará ligar. A tabela é editável e pede dois caminhos possíveis por dupla.

Clique aqui para baixar o material editável.
Eu já realizei essa atividades com crianças de 1º ao 7º ano e com um grupo de professores também.
Eu imprimir quatro tabuleiros em folha A3 e dividi as turmas em grupos, mas você pode imprimir um tabuleiro por aluno ou dupla. Todos os alunos precisarão da tabela.
O que percebi é que no início com as crianças, elas demoraram um tempo para pegar a lógica da atividade, mas depois que entenderam ficou fácil. As crianças que não tinham muita aptidão com exatas enjoaram muito rápido, dizendo que era muito difícil. Já as que tem adoraram.
Com as professoras foi sucesso, precisei interromper a atividade para continuarmos a formação, pois caso contrário elas ficariam a noite toda por ali.
Tanto que nesse dia fiquei sem material, pois elas pediram para levar todos os que eu havia impresso.
Essa é uma atividade que demanda muita atenção e raciocínio lógico, pode parecer besta, mas muitas crianças não tem essa noção lógica e espacial.
Espero que apliquem e gostem dessa dica.
Comenta aí como foi sua experiência ;)
Até a próxima.