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Podcast como recurso didático

Que os podcasts são a onda do momento, ninguém pode negar!


Apesar de já existir há um bom tempo, durante a pandemia pudemos acompanhar a explosão de inúmeros podcasts veiculados pelo Youtube, os chamados videocasts.


Podemos conceituar os podcasts como um arquivo de áudio, semelhante a um programa de rádio, mas que é veiculado pela internet, e que fica disponível para ser acessado quando o usuário quiser. O fenômeno que vemos no Youtube, pode ser chamado de videocast, uma vez que foge do conceito inicial de podcast, pois agora, além do áudio, a imagem também é transmitida.


Além de ser um formato muito interessante e atrativo, visto que existem podcasts para todos os gostos e públicos, eles também podem ser uma excelente ferramenta didática, pois apesar de parecer algo simples, demanda o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como o trabalho em equipe, comunicação, colaboração, uso das TICs para aprendizagem, autorregulação e criatividade.


Por aqui, estamos explorando muito o universo dos podcasts, pois podemos trabalhar de forma integrada entre as Unidades Curriculares da trilha técnica. As experiências que trago hoje, foram desenvolvidas na trilha profissionalizante em Ciência de Dados, do Novo Ensino Médio, por mim, com a UC de Transformação Digital, e pelo Prof. Wellington em Análise, Manipulação e Transformação de Dados.


Apesar de nossos alunos serem "nativos digitais" conforme a definição de Prensky, não significa que eles saibam tudo sobre o mundo da tecnologia, apenas nasceram nele. E é nosso papel fazer com que realmente o compreendam. Desta forma, atividades que utilizem as TICs para a criação de conteúdo podem mostrar a eles que a tecnologia também serve para criar, e não apenas consumir.


Nas aulas de Transformação Digital, a turma foi dividida em equipes, para que criassem seus podcasts, sendo o primeiro episódio sobre "O que é transformação digital?"


Antes de continuar é importante abrir um parênteses, pois nessa turma encontramos um grande desafio, mas um desafio bom, que nos torna melhor a cada dia. Temos uma aluna de inclusão, que não é alfabetizada, nem tem mobilidade, e possui deficiência intelectual (me perdoem e me corrijam se o termo não for adequado). Porém, a cada dia que passa ela nos surpreende mais e mais, pois apesar da dita "deficiência intelectual" ela dá show em muitos colegas ditos "normais". A interação com ela se dá somente pela fala, pois ela também tem baixa visão, mas conseguimos adaptar um computador e isso tem ajudado muito no seu processo de alfabetização. Um dia vale um post somente sobre ela por aqui, mas isso fez que eu mudasse completamente a minha forma de trabalhar com essa turma, de modo que eu conseguisse adaptar não o conteúdo ou um determinado material para ela, mas sim, conseguir integrá-la à turma toda. Sendo assim, trabalhos em equipe e apresentações orais, podcasts e gravações de vídeo tem tomado conta da minha metodologia.


Parênteses feito, a ideia agradou tanto aos alunos que eles quiseram criar nomes, logomarcas e vinhetas para seus podcasts, que vêm sendo reaproveitados por outros professores, como o que comigo escreve esse texto.


Para o Prof. Wellington, "os podcasts ajudaram os alunos a construir conhecimento, uma vez que precisaram pesquisar a fundo para conseguir debater conceitos técnicos de Ciência de Dados, tais como Big Data, BI e Data Warehouse."


Dessa forma, os alunos compreendem que de fato há uma integração entre os professores e conteúdo abordado, pois a cada tema trabalhado (e que faça sentido), um novo episódio dos seus podcasts é gravado.


E sobre a aluna mais que especial, está virando uma podcaster profissional, conseguindo expor verbalmente tudo o que compreende sobre os assuntos tratados em sala de aula.


Devido à LGPD, não podemos veicular aqui os episódios dos estudantes.

 
 
 

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