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Scratch Day

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Hoje comemoramos o Scratch Day. Lembro de ter conhecido o Scratch em uma aula de Programação Orientada a Objetos, na faculdade lá por 2009. Aluna aplicada e fã da programação que era, na época não entendi muito bem o sentido de fazer um gatinho ficar andando de um lado pro outro. Santa burrice!

Seguindo a lógica de que o mundo gira, hoje como professora simplesmente AMO Scratch! E sim, agora encontrei o significado de fazer um gatinho ficar andando de um lado pro outro. Mais que isso, meus alunos também descobriram e adoram.

Pra quem ainda não conhece, é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo MIT para auxiliar na aprendizagem de programação. Você pode usar tanto on-line pelo site scratch.mit.edu quanto instalar em seu computador ou tablet. Existem também o Scratch Jr., disponível para crianças de 5 a 7 anos. E o melhor de tudo totalmente gratuito!

Sem mais enrolações, segue um plano de aula com Scratch Jr.:

Turma: 1º e 2º ano AI (6 a 8 anos)

Na primeira aula apresentei o aplicativo utilizando iPads. Mostrei as principais funcionalidades e deixei eles livres para explorar. Sempre gosto de fazer isso quando apresento um novo aplicativo que usarei bastante, assim eles ficam mais confiantes quando forem desenvolver as atividades. O que mais chamou atenção deles nesse dia foi poder personalizar seu personagem e colocar sua voz nele.


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Na segunda aula como já estavam habituados ao aplicativo propus a seguinte atividade:

1º Escolher um cenário de cidade

2º Escolher um carro como personagem e deletar o Scratch (o gato)

3º Diminuir o tamanho do carro até que coubesse na rua do cenário

4º Mostrar a grade de proporção para calcular quantos quadradinhos o carro precisaria andar

5º Programar o carro para andar 20 quadrados (bandeira verde + flecha pra frente + inserir numero 20 + parar)

Até aí o resultado foi: o carro andou 20 quadrados e parou.

6º Alterar o último comando (PARAR) para repetir

Então ao invés de andar 20 vezes a parar, o carro ficava andando em um looping infinito.

Depois diss

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Depois de observarem o que aconteceria, deixamos o avião e o carro alinhados e colocamos o avião com uma velocidade maior que a do carro. Então perceberam que o avião dava mais voltas que o carro.

Ao terminar, eles pediram para que pudessem criar outras coisas, então deixei. Alguns criaram um dragão andando, outros mudaram o cenário para o céu e colocaram foguete, outros gravaram a sua voz e deixaram junto com o carro em movimento.

Enfim, se divertiram muito e aprenderam mais ainda, objetivo atingido!

As possibilidades com esse aplicativo são infinitas, e no próprio site existem sugestões e planos de aula. E não precisamos usar somente em aulas de programação, olha só quanta coisa eles precisaram fazer para o carro se mover:

  1. Gêneros textuais: seguir instruções;

  2. Numerais: contar até 20 – ainda pode ser trabalhado unidades e dezenas com a  grade de proporção;

  3. Noções espaciais: aumentar ou diminuir o tamanho do carro e do avião para caber no cenário;

  4. Comparação: com a velocidade do carro e do avião, qual anda mais rápido;

  5. Meios de locomoção: o carro anda na rua, o avião voa no céu;

Enfim, muita coisa pode ser trabalhada, não acha?

E como eu sempre digo, vamos sair da caixa? Não tenha medo amiga, é divertido!

E você, já usou o Scratch Jr? Conta como foi sua experiência 😉


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