TICs alinhadas à BNCC
- Karen Carvalho
- 17 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2021
Pra quem já me acompanha por aqui há um tempinho já me ouviu falar sobre os três eixos do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação da #CIEB. Esse currículo foi desenvolvido com base na BNCC, pois esta aborda diversos temas que envolvem tecnologia e computação de forma transversal em todas as áreas de conhecimento. Eu particularmente sou apaixonada por este material, pois além de estabelecer esses três eixos básicos, os subdivide em dez conceitos e 147 habilidades a serem desenvolvidas durante e Educação Básica. E além disso, sugere atividades de acordo com o nível de maturidade da escola e do educador. Sem dúvidas é um material que vale a pena conhecer. Mas e para que desenvolver esses eixos? Como já venho dizendo por aqui, as tecnologias digitais são onipresentes em nossas vidas desde a hora em que acordamos até a hora de dormir. Precisamos aprender e ensinar as crianças a fazer um bom uso desses recursos. As crianças que já nascem inseridos nesse contexto digital precisam de muito mais acompanhamento nas redes. Não confunda nativo digital com alfabetização digital. Nativo digital é quem nasceu/nasce inserido em um contexto totalmente digital, tendo assim certa familiaridade e facilidade na manipulação desses equipamentos. Já a alfabetização digital é a iniciação ao uso dos recursos de informática, abordando sua utilização de forma responsável e compreensão da sua potencialidade. Então se você pensa que seus alunos são os mestres da tecnologia, é melhor começar a observá-los com mais atenção! Saber instalar e acessar aplicativos em seu Smartphone não significa que usarão da forma adequada, muito menos que entendem o poder da ferramenta. Então #partiu entender melhor esses conceitos que lhes ajudarão a desenvolver atividades mais dinâmicas e atrativas para seus alunos.

Comments