Utilizando Realidade Aumentada para conhecer os animais.
- Karen Carvalho
- 19 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2021
Esses dias recebi um pedido que quase nem gosto, “Karen, poderia me ajudar com a atividade de TE dessa quinzena? Falaremos sobre animais.”
Contextualizando um pouco, no Colégio onde trabalho, as professoras da Educação Infantil e Fundamental I trabalham com planejamentos quinzenais, nos quais precisam inserir pelo menos uma atividade envolvendo TE.
Durante o ano passado trabalhei duro na formação de novos MIEs (Microsoft Innovative Educators), mostrando para um grupo de professoras os recursos que a Microsoft estava nos disponibilizando por meio da parceria que temos com eles. Sério, agradeço sempre pelo grupo que trabalha comigo, é simplesmente incrível! No início deste ano letivo também fiz um intensivão em uma semana para os que não puderam participar ano passado. Pois bem, estou trabalhando bastante esse ano para dar conta de tantas mentes estimuladas!!!
É lindo ver meu trabalho rendendo tantos frutos e a Tecnologia Educacional sendo tão bem aplicada com ideias que estão partindo delas. Mas quando recebo um pedido de ajuda desses… ahhhh meu coração dispara e minha mente viaja longe.
Esses dias fuçando pelo submundo do Facebook, vi uma professora do Rio de Janeiro que tem uma comunidade sobre o Skype for Classroom postando que estava brincando com seu filho em um aplicativo de realidade aumentada sobre Dinossauros. Mais do que depressa, perguntei pra ela que app era aquele. Quando pesquisei na Play Store, oo alegria, quanta coisa legal eu achei, PAGA! =/
Por mais que eu trabalhe em um Colégio particular, não da pra sair comprando tudo que é aplicativo. Então, travei uma batalha e fui garimpar um que fosse gratuito. Eis que certo dia encontrei e me vi até na sala do diretor brincando com aquele app. Sim eu sou dessas! kkkkk
O app em questão é o Animal Life 4D, mas ele precisa de um aparelho com uma

Vamos lá, primeiramente você precisa baixar o Animal Life 4D e fazer o download das cartas que contém o código que o app lerá para então mostrar o holograma.

Depois disso, colei na parede do corredor da minha sala – sim, TE pode e deve ser feita em todos os ambientes possíveis, não precisamos nos limitar a salas de aula ou laboratórios de informática. Se fora da escola usamos dispositivos móveis em qualquer lugar, porque na escola precisa ser diferente? Se queremos cada vez mais atrair a atenção dos nossos alunos, PRECISAMOS estar no mesmo mundo deles.
Digitei e imprimi o nome de todos os animais em caixa alta e colei

em folhas criativas da mesma cor da carta dos animais, trazendo um desafio a mais para essa turma.
A turma em questão é um 1º ano do Fundamental, grande parte deles já sabe ler, porém, alguns ainda não, mas para trazer o desafio para ambos, ofereci as cartas viradas, eles não podiam ver e nem mostrar o que estava escrito, somente quando eu perguntasse.
Fui escolhendo as crianças aleatoriamente e pedindo para que lessem o que estava escrito. Para os que tinham dificuldade, logicamente eu ajudava na identificação das letras e formação das sílabas até que conseguissem ler.
O interessante é que as cartas possuem animais fora do padrão que trabalhamos com eles, e com imagens reais. Normalmente é pato, gato, rato, cachorro, etc etc.. Nessas cartas contém tubarão, lagosta, cabra, bode, cervo, veado, polvo, caracol, caranguejo, ou seja, palavras um pouco difíceis. Confesso que alguns animais precisei pesquisar para diferenciar, como bode e cabra, cervo e veado. Além de imagens nada bonitinhas, e sim reais.
Bom, depois de ler, eles precisavam encontrar o seu animal na parede e me mostrar. Ao final da atividade, distribuí os iPads e eles puderam explorar os animais em 4D.

Confesso que eles demoraram um pouco para entender essa parte do holograma, a primeira coisa que eles pensaram era que precisariam tirar fotos dos animais, mas depois que entenderam a atividade acharam o máximo!
Ele também tem a opção de explorar os animais em 3D, sem precisar das cartas. Com as cartas ele da algumas informações, mas em inglês. Nesse caso eles não precisaram explorar essas informações, pois já vinham estudando sobre os animais.
Outro app sobre os animais com realidade aumentada, é o Animal 4D, esse é um dos pagos, acho que custa R$45,00 um jogo de cartas, mas tem a parte free que você pode explorar os animais em 3D com muito mais informações que o Animal Life. Porém, tudo em inglês.
E aí, curtiu essa dica? Já usou realidade aumentada com sua turma? Conta aí nos comentários como foi, quero saber. Se usar essa dica conta aí também como foi, vamos compartilhar ideias e sair da caixa?? Vamos conhecer esse incrível mundo das nossas crianças???
Comentarios