top of page

Você também pode se tornar um leão...

Atualizado: 17 de fev. de 2020

Esses dias pela manhã, escutando o jornal da cidade a caminho do trabalho algo me chamou a atenção.


O jornalista comentava sobre um projeto que até então eu não conhecia, mas corri pesquisar para descobrir do que se tratava.


Contava ele que em 2012, um grupo de voluntários havia conhecido uma aldeia na Etiópia, onde não se tem vestígio algum de vida moderna, energia elétrica, saneamento básico, muito menos equipamentos eletrônicos.


Você já se imaginou vivendo assim?


Não existiam escolas, muito menos professores. Pra quê? Em um lugar onde não se tem perspectiva alguma de vida!! Onde é normal crianças anêmicas passando fome sem condição nenhuma de vida sadia.


Eis que esse grupo de voluntários chega para fazer um experimento com as crianças dessa aldeia, se tratava do Projeto Reading - que buscava descobrir se aquelas crianças conseguiriam aprender a ler sem a ajuda de um professor.


Nicholas Negroponte, o responsável pelo experimento deixou algumas caixas amontoadas em um canto sem falar nada a ninguém, sem deixar nenhuma instrução ou algo parecido, buscando ver a reação das crianças. Ele jurava que a primeira coisa que fariam seria chutá-las e derrubá-las para brincar.


Passa-se um tempo e eis que uma das crianças cria coragem e se dirige a essas caixas, sem contato algum com adultos ou ter recebido qualquer instrução. Essa criança pega uma caixa e a abre corretamente, sem rasgar ou estragar o papelão. Ela tira um tablet de dentro e começa a observar aquele objeto desconhecido.


Outras crianças então se aproximam e fazem o mesmo. Em poucos minutos, aquela primeira criança encontra o botão de ligar e grita: "Eu sou um leão!".


Em um dia as crianças já começaram a descobrir sozinhas como manusear aquele equipamento.

Em uma semana, já sabiam habilitar sua câmera e tirar fotos.

Em alguns meses aquelas crianças sem professores, sem escolas e sem currículos aprendiam outro idioma, o inglês.

Já cantavam musiquinhas sobre o alfabeto e aprenderam a desenhar as letras.


Crianças no Projeto Reading - Etiópia

"Depois de vários meses, as crianças das duas aldeias ainda estavam fortemente envolvidas no uso e na recarga das máquinas, e foram observadas recitando a “canção do alfabeto” e até soletrando palavras. Um garoto, exposto a jogos de alfabetização com imagens de animais, abriu um programa de pintura e escreveu a palavra "Leão"." Disse Nicholas


E sabe a criança leão?

Era uma daquelas mais fraquinhas, mais debilitadas devido às péssimas condições de vida, mas a que liderou toda a aldeia aprendendo sozinha e ensinando os amigos a usar aquele novo equipamento. Se tornou o professor daquela turma.


Isso nos faz refletir em como estamos nos colocando frente a novas situações.


Se aquelas crianças sem acesso a nada tiveram esse desempenho sozinhas, imagina se tivessem estrutura e a mediação de um professor.


Cada vez mais temos a certeza de que a educação transforma. Essas crianças podem mudar o rumo daquela aldeia, criando alternativas para solucionar os problemas da sua comunidade.


Acho que agora você começou a pensar sobre o poder que a tecnologia tem em transformar a educação não é mesmo?


Você também pode fazer parte dessa transformação, inserindo os seus alunos nesse contexto digital. Ensinando eles a usar tudo isso de uma forma que possa contribuir para ajudar nossa sociedade.


Se aquelas crianças sem estrutura nenhuma foram capazes de aprender tantas coisas sozinhas, imagina os nossos alunos. Por pior que seja a realidade das nossas escolas no Brasil, não podemos nem comparar com essas comunidades da Etiópia.


O Projeto Reading faz parte do projeto OLPC - One Laptop per Children (Um Computador por Criança), que você pode conhecer clicando aqui.


E se você quiser iniciar essa revolução em sua escola, clique aqui.


Você também pode ser um leão!



Até a próxima,


Karen Carvalho

コメント


bottom of page