top of page

É possível promover a aprendizagem por meio da interação usando TIC? - Série Teorias de Aprendizagem

Atualizado: 21 de jul. de 2021

O interacionismo também é conhecido como colaborativismo ou socio-construtivismo, e foi proposto por um cara muito famosinho quando falamos de psicologia de aprendizagem, o Lev Vygostsky.

Para ele, nenhum conhecimento é construído pelo indivíduo sozinho, mas sim, pela interação com outras pessoas.


Portanto, o conhecimento prévio do aluno é super considerado dentro desse processo de interação social, pois é nela que a aprendizagem acontecerá.

Aqui, o professor agirá como um mediador, o que auxiliará no desenvolvimento da autonomia do aluno. Para tanto, é preciso conhecer o seu aluno, para saber do que ele precisa, suas experiências de vida, cultura e contexto histórico.


Nessa teoria, ainda são considerados outros aspectos, como a natureza social do aprendizado, integração curricular, enfoque no significado, diversidade de abordagens em diferenças individuais dos alunos, habilidades do raciocínio e professores como coaprendizes.


Vygostky também nos traz vários conceitos diferentões, que vamos tentar desvendar agora:


🗣Funções psicológicas superiores: a fala humana é o principal pilar para o desenvolvimento do indivíduo, pois é a partir dela que começamos a interagir com o mundo, com nossa cultura e nossa história.

🗣Pensamento verbal: o significado de uma palavra é o ponto central que une o pensamento e a linguagem, e é composto pela literalidade da palavra e o seu sentido.

Por exemplo, o cachorro 🐶 é um animal, isso é a literalidade, isso não muda.

Mas o sentido da palavra cachorro é dado a partir da vivência, e é diferente para cada um.

O que a palavra cachorro desperta em mim?

Particularmente, desperta em mim sentimentos muito bons de afeto, pois é o que vivencio. Porém, se eu não tivesse experiência boas com cachorros, poderia me despertar medo, por exemplo.

E será a partir dessas interações que vamos ampliando nossos significados a respeito do mundo, sendo um processo contínuo.

👥 Zona de desenvolvimento iminente: nada mais é que a possibilidade de aprender com o outro, não é considerada uma etapa a ser vencida, visto que convivemos e aprendemos diariamente com o outro.

👤Zona de desenvolvimento real: é aquilo que já aprendemos, o aprendizado consolidado, portanto, já conseguimos fazer determinada ação sozinhos, sem depender de outras pessoas.


Particularmente, é uma das teorias que eu mais aplico, pois consigo ver tudo isso acontecendo na prática. E sim, dentro da Informática na Educação existem diversas possibilidades de aplicação do interacionismo.


Uma das ferramentas que podemos utilizar é o Gartic, um jogo de desenhos online, onde você simplesmente precisa adivinhar o que a outra pessoa desenhou. A cada rodada uma pessoa é sorteada para desenhar e recebe uma palavra secreta que os demais precisarão adivinhar.


Você pode tanto entrar em uma sala temática ou criar a sua própria sala escolhendo o tema. Para criar sua própria sala, basta seguir os passos abaixo:























A aplicação pedagógica pode ser a mais variada possível, mas uma sugestão bem básica é a aprendizagem de idiomas, onde por meio da interação com a turma vamos significando as palavras no idioma estrangeiro.


Quer mais dicas de ferramentas interacionistas para aplicar?


Então lá vai:





Me conta aqui nos comentários que ferramentas você encontrou ;)

Comments


bottom of page